Image Map

[Dica] - Como gostar da leitura e melhorar sua qualidade de vida

Oi gente, tudo bom com vocês?
Hoje vai ao ar o primeiro post do Mateus, o colunista aqui do blog. Por enquanto ele vai me mandar os posts e eu coloco aqui para voces, mas depois ele mesmo vai postando ;D. Bom para quem não conhece o Mateus, aqui vai a fotinho dele para voces. 




Sou noivo, tenho 23 anos, natural de Porto Alegre - Rio grande do Sul. Cristão, filho de família de classe média residente da zona sul. Colorado, claro. Formado em Técnico em Informática e com 1 semestre concluído em Tecnólogo em Redes de Computadores. Minha última atividade, no ramo de TI, foi como analista de suporte na zona sul de Porto Alegre.

É escritor do blog Freakbooks e tem um canal no Youtube 



"É a primeira vez que escrevo um artigo sobre como gostar da leitura. Confesso que não sou um leitor assíduo, mas em pequenos passos quero ser um “especialista”, por que não dizer: um escritor. (risos)
Nunca gostei de ler, só lia na escola. Em 2010 iniciei a ler alguns livros na faculdade e me sentia bem, foi então quando embarquei nesse caminho.
Estarei descrevendo meus passos para ter prazer em ler e espero que também ajudem vocês leitores.
Primeiramente, se você tem na mente que será um fracasso, que não irá terminar algo que começará, tenho uma coisa a lhe dizer: NEM COMECE!
Não há maior frustração quando começamos um projeto entusiasmado e sabemos que no meio do caminho iremos desistir. Isso é combustível para uma vida cheia de remorso e desanimo. Isso não serve somente para leitura, toda a vida é feita de projetos. A VIDA É UM PROJETO, não desista dela. Que ler? Vá com tudo, vale a pena.
Alguém já deve ter visto filmes medievais, onde guerreiros lutavam com espadas e armaduras. Prezavam ao extremo pela honra e dignidade. Para ferirem o inimigo com eficácia, afiavam sua espada com freqüência e a usavam com força.
Sua mente é sua espada, os livros são sua força. Afie sua mente para ser um vencedor.
Minha experiência como leitor se inicia com o que me atrai. Por exemplo, se você é um roqueiro, não irá querer tocar pagode. O mesmo é com a leitura. Você gosta de ficção, aventura, ação e lhe derem um livro de romance, biografia, religião, provavelmente você não estará atento e com gosto pela leitura. Então esta é a dica: procure assuntos que lhe atraem, o que você gosta de saber. Busque seu prazer nas páginas, nas frases, isso é um grande passo dado.
Outra coisa muito importante: inicialmente, procure pequenos livros e crie metas diárias. Por exemplo, gosto de finanças, então peguei um livro de 90 páginas, bem pequeno. Tracei a meta de ler 10 páginas por dia. Em 9 dias li tudo e consegui aprender tudo que ensinava.
Caso você queira ler um livro maior, faça-o. Trace metas que você consegue cumprir, isso lhe dará a sensação de capacidade de cumprir metas e finalizar o projeto de ler um livro. Você se sentirá muito bem. Não pense no tempo que levará, o que importa é terminar. Onde queremos ir com tanta pressa, não é mesmo?
Fale com pessoas que gostem de ler. Amigos, parentes, conhecidos... Compartilhe o que você leu e peça também recomendações e opiniões de bons livros, isso o motivará grandemente.
Vá a eventos literários. Praticamente em todos os lugares há livrarias, feiras, dias de autógrafos... Eu quando criança, ia à livraria e sentia o cheiro de livros novos (ótimo) e via aos montes nas prateleiras e queria levar todos. Mas de que adiantava se não ia ler? Era trágico, mas me motivava. Era lindo.
Explicando um pouco o lado das leis da física, podemos comparar tudo da mesma maneira. Quando você tem um pote de sorvete derretido e coloca no freezer, em alguns minutos ou horas o sorvete está sólido novamente. Isso por que o AMBIENTE frio o tornou algo sólido e frio também, tornando-o parte do ambiente.
Não importa onde você esteja, ou do que você é rodeado, ao permanecer por determinado tempo você se torna parte daquilo. Se você vive com pessoas ranzinzas no trabalho há anos, pare e veja se você também não se tornou ranzinza com o passar dos anos. Veja como você era antes de entrar na empresa, por exemplo. Assim funciona com tudo na vida. Vá com amigos em livrarias, dedique alguns dias do ano e fique nesse ambiente, irá lhe contagiar.
Enfim, (já me prolonguei demais) por último, verifique as lojas on-line, como a Submarino e Saraiva, existem muitas promoções todos os meses que compensam. Comprei já 10 livros em menos de um ano com descontos de até 80%. Peça livros emprestados, anote pontos importantes, releia o que gostou, é fascinante.
Claro, existem diversos outros fatores que motivam o prazer em ler, estes foram os que mais me ajudaram. Admito que ainda tenho muito a melhorar, há outras tarefas no dia-dia que exigem atenção e concentração, desviando nosso foco e dedicação.
Posso afirmar com toda a certeza, “afiar sua espada” faz com que você fale melhor, raciocine melhor, ouça melhor e veja melhor. Aprimoramento da formação de opinião, argumentos, instrução e cultura são adicionados. A melhor arma contra um mundo corrompido é um povo culto, faça parte dele."

Espero que tenham gostado!
E quero agradecer e muito ao Mateus por ter aceitado o convite de fazer parte da equipe Antes de Ler!
XOXO



2 comentários:

  1. eu nao consigo entender com oalgumas pessoas acham q ler é coisa de gente velha ou que ler é perda de tempo --' gente assim me cansa
    eles nao imaginam o quanto faz bem ler né

    ResponderExcluir
  2. Ler é uma coisa viciante. O mais difícil é começar mas depois que você começa a ler e encontra seu estilo preferido você se torna um total viciado em literatura!

    ResponderExcluir