Image Map

[Resenha - Parceria] Porque Eu Amei


Título: Porque Eu Amei
Autor: Roque Neto
Editora: Dracaena
Páginas: 240
Skoob: AQUI
Minha Classificação: 

Sinopse:
Às vésperas de ser nomeado bispo e realizar o grande sonho de sua mãe, padre José Lucas se apaixona pela primeira vez. Seu relacionamento com Thomas lhe proporciona as delícias e as incertezas do primeiro amor, e uma pausa na rotina de suas atividades religiosas. Entretanto, aquilo que separa as duas faces de sua vida será colocado à prova quando os segredos que os amantes escondem um do outro forem revelados. José Lucas deverá tomar uma decisão: assumir sua verdadeira identidade ou continuar realizando os desejos de sua mãe, a quem, aliás, o jovem padre não consegue contrariar. “Porque eu amei” é uma parábola sobre a necessidade de fazer escolhas, assumir consequências e, finalmente, se tornar aquilo que sempre sonhou ser. Em sua segunda obra literária, Roque Neto lança a patamares ainda mais altos sua habilidade de surpreender leitores e fazê-los famintos daquilo que está por vir. Publicado pela editora Dracaena, “Porque eu amei” tem o Prefácio escrito pelo autor americano Lev Raphael.

Resenha:

Porque Eu Amei, livro escrito por Roque Neto, é com certeza um dos melhores livros que já li. Nesta história somos apresentados ao José Lucas, um padre da Igreja católica que está próximo de se tornar bispo realizando dessa forma, o sonho de sua mãe. Grande usuário dos chats na internet, em mais uma noite solitária em seu quarto, ele acaba encontrando o amor da sua vida: Thomas O'Doherty.
A relação de Lucas com Thomas é extremamente conturbada, sendo que o padre nunca revelou a sua verdadeira profissão para o amante, o qual era, digamos, despojado para com as relações amorosas. O jovem, desde então, acaba passando por uma fase mais grave de sua turbulência interna: contar, ou não contar para sua mãe quem ele realmente era?
Confesso que o assunto Igreja X homossexualidade me assustou no início, até por ser um tema não discutido com muita regularidade. Ao decorrer do livro, percebi que o que importava não era o dilema com a igreja, mas sim o que o amor faz com as pessoas e o que fazemos para ter a pessoa amada por perto.
Escrito em capítulos que intercalam a vida de Lucas no presente e no passado, temos ciência de como ele se transformou em padre e decidiu seguir essa carreira. Com uma narrativa que flui e um tema um tanto quanto polêmico hoje em dia, o enredo o pega de um jeito surpreendente. O autor sabe a hora certa de contar cada parte da história, deixando-nos curiosos até a última página, literalmente.
Quando acabei de ler o livro, fiquei pensando no que esse livro trouxe de bom pra mim, e posso responder com convicção: o amor nos leva a fazer coisas que jamais pensaríamos que iríamos fazer!
Recomendadíssimo! 


Sobre o Autor:

Foto -Roque do Carmo Amorim NetoRoque Neto nasceu em Esperantina, Piauí, em 1979. Aos 13 anos teve seu primeiro texto publicado em uma revista e desde então passou a escrever e publicar com regularidade. Ainda adolescente, foi para São Paulo, onde deu continuidade aos seus estudos. De lá se mudou para Porto Alegre e também para Brasília. Sua formação acadêmica inclui uma graduação em Filosofia, pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Escolar e mestrado em Educação. Roque Neto publicou algumas das ideias que fundamentaram sua dissertação de mestrado em 2009 no livro “Ética e Moral na Educação”. Atualmente reside nos Estados Unidos, onde cursa Psicologia e também segue o Doutorado em Liderança Educacional em Saint Mary’s College of California.

O que acharam do livro? Gostaram da resenha? 
XOXO. 



9 comentários:

  1. Eu gosto muito de livros com temas 'polêmicos' principalmente se o autor consegue desenvolver bem a história, os conflitos e questões.
    Confesso que também me surpreendi pela temática do livro, mas leria com certeza! Fiquei muito curiosa pra conhecer a história.
    Ótima resenha.
    Beijão!
    Lívia
    ^^

    ResponderExcluir
  2. Lívia, leia sério, tu não vais se arrepender! O enredo é ótimo e faz com que vc fique "ligado" ao livro de uma forma surpreendente!
    Recomendo!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  3. A estória do livro parece ser de um tema bem polêmico, mais não é exatamente o tema que me agrada,mais a resenha esta muito bem escrita.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada parecido com esse tema, não sei se leria. Não sei se é o caso desse livro, mas não gosto de livros que envolvam religião. As pessoas tendem a julgar a Igreja pelo caráter das pessoas que frequentam as igrejas.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Ana Clara! O livro trata sim de um tema extremamente polemico, mas o que nos comove não é esse fato em si, mas sim o amor que ele tem por Thomas e a dúvida de contar ou não contar para sua mãe quem ele realmente é. Esse livro tem um fim esplendido, se vc tiver a oportunidade para lê-lo, não a desperdice!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Sil, concordo plenamente! Também fiquei receosa no começo do livro, mas depois a história me envolveu completamente!

    Bjaks
    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  7. adoro livros com estes temas, uma coisa polemica, adorei sua resenha, me fez ficar curiosa e quero o livro para mim *-* super afim de ler. parabens!!

    tem um selinho para vc no eu blog, espero que goste.
    http://minhaestanteliteraria.blogspot.com.br/2013/01/selinho.html

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente, não fiquei assim com taaanta curiosidade de ler esse livro. Mas sabe que pela sinopse e resenha o enredo me fez lembrar de O Crime do Padre Amaro (que não li, mas assisti ao filme).

    Bjs
    livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Sério Aline? Ainda não vi esse filme, thanks pela dica!

    Bjkas
    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir