Image Map

[Resenha] O Restaurante no Fim do Universo


Nome: O Restaurante no Fim do Universo: O Mochileiro das Galáxias vol. 2
Autor: Douglas Adams
Ano: 2009
Páginas: 240
Preço: R$16,11 (Submarino)


Sinopse:

O que você pretende fazer quando chegar ao Restaurante no Fim do Universo? Devorar o suculento bife de boi que se oferece como jantar ou apenas se embriagar com a poderosa Dinamite Pangaláctica, assistindo de camarote ao momento em que tudo se acaba com uma explosão fatal?
A continuação das incríveis aventuras de Arthur Dent e seus quatro amigos através da Galáxia começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo. Mal sabem eles que farão uma viagem no tempo, cujo desfecho será simplesmente incrível.
O segundo livro da série de Douglas Adams, que começou com o surpreendente O Guia do Mochileiro das Galáxias, mostra os cinco amigos vivendo as mais inesperadas confusões numa história cheia de sátira, ironia e bom humor.
Com seu estilo inteligente e sagaz, Douglas Adams prende o leitor a cada página numa maravilhosa aventura de ficção cientifica combinada ao mais fino humor britânico, que conquistou fãs no mundo inteiro. Uma verdadeira viagem, em qualquer um dos mais improváveis sentidos.


Resenha: 

Esse livro foi o segundo que eu li, escrito por Douglas Adams, inspirada no primeiro – O Guia do Mochileiro das Galáxias. Eu amo o jeito do Douglas de escrever, ele tem uma intensa intimidade com as palavras e com a ligação que existe entre elas. Ele consegue criar um ambiente, um enredo espetacular.
Tendo como personagem principal o terráqueo Arthur Dent, “O Restaurante no Fim do Universo” é uma continuação do primeiro livro. Então se você só ler esse, ou qualquer outro da série aleatoriamente, sua cabeça vai ficar numa confusão enorme.
Após Arthur e seus amigos terem fugido da perseguição pelos ratos para saber a resposta da questão fundamental que só ele sabe, todos estão com fome e pedem para que o computador na nave Coração de Ouro os levem até o restaurante mais próximo. Eis que o computador os leva para O Restaurante no Fim do Universo, onde, todas as noites acontece o “Fim do Universo” uma visão de como o universo vai acabar, já que uma vez naquele restaurante, você viaja no tempo – futuro ou passado.
Os amigos se separam por estarem viajando no tempo, e Arthur e Ford vão parar na Terra pré-histórica, onde passam anos em busca de uma nave para tirá-los de lá e para reencontrarem seus amigos.
O número 42 está cada vez mais presente na vida de Arthur, e ele terá de aprender a lidar com isso para aí descobrir qual é a resposta da pergunta fundamental, sobre a vida e tudo o mais.
O volume dois é talvez o pior livro da série: acho que faltou uma missão, algo pra eles fazerem, um objetivo para eles atingirem. Por outro lado, o autor descreve detalhadamente como Arthur consegue se virar na Terra pré-histórica além de uma forma divertida de ver a viagem pelo tempo. Anyway, curti o livro, mas não tanto quanto o primeiro. Li esse mais pra ficar sintonizada com o que vai acontecer no terceiro livro, mas ele é importante porque tem muitas peças do quebra cabeça escondidas entre as linhas, então se for ler esse livro, mantenha a mente aberta!


Minha classificação: ★★★


Se você não leu a resenha do primeiro livro, LEIA AQUI




4 comentários:

  1. Oi, amor. Seguindo aqui, ok?
    Sobre a sua resenha: fase de iniciante é sempre complicada, eu sei. Acho que o que está faltando ai é vc falar mais sobre a sua opinião e um pouco menos do livro em si. Tipo, fale dos personagens e do que achou deles.
    Espero que ajuda. Se quiser mais conselhos e esse tipo de coisa é só falar (: (ps: como? deixando um comentário no meu blog que eu leio na hora e venho te socorrer!rs)
    Sucesso!
    Lo.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Tenho muita vontade de ler esta série.

    Parabéns pela resenha.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
  3. Na verdade esse não é o pior livro da série. Infelizmente o último é o pior. O autor começou tão bem, com uma inteligência, uma ironia e um enredo tão bons e terminou de um jeito..decepcionante.

    ResponderExcluir